sexta-feira, 12 de março de 2010

O que seria um Poetêiro?

Um poeta nem sempre diz o que pensa, e nem sempre pensa no que diz.
Um poeta é algo místico, misterioso, uma obra de arte eternamente inacabada e quiçá, um ser humano comum. Cheio de defeitos, de obrigações e de esquisitices.
Mas talvez ele tenha uma doze exagerada de criatividade. Pura criatividade.
Porque os sentimentos de um poeta, sozinhos, não seriam nada sem seu gênero criativo extremamente aguçado.
A felicidade, seria uma felicidade comum.
A melancolia, seria comum.
O ódio, também seria comum...
Mas com a criatividade, tudo isso é algo mais.
Um poeta pode ser um romântico, um roqueiro, um ditador, ou até mesmo um destes pobres homens devorados pela rotina.
Um poeta pode até mesmo não saber que é um poeta, poesia não se trata só de rimas ou palavras bem colocadas e friamente calculadas. Poesia é a forma de pensar, de agir, de saborear qualquer tipo de situação. É um estilo de vida.
Estilo que consiste em aproveitar e sentir o sabor de cada ocasião do dia-a-dia.
Quebrando o paradigma de que a arte de poetizar só se trata de algo bom, bonito e barato. Tenho comigo que ao sentir o sabor da vida, consequentemente, vai perceber que no meio de tudo que é poético, encontra-se o sabor amargo da derrota, da dor, ou da morte...
Em fim, um poeta saboreia cada sentimento como se fosse o ultimo.
Pode ser que esse seja o segredo para a criação de uma obra de arte.

***

Se for vá, e faça direito
do forma que tem que ser
só não espere de mim o que não tem jeito
o tipo de coisa que não posso fazer
Pode crer que eu também já estive perdido
procurando qualquer utopia
esperei que algum dia pudesse ter entendido
e não confundir liberdade com tirania
Mas aprendi a esquivar de perguntas
como de qualquer explanação
criei minhas próprias saídas
e fiz os lados de sua inversão
Repare meu anjo bom
nas flores que exalam odor
nesta mata de um jardim morto
onde tudo desconhece do amor

***

Estou lendo ‘Ponto de impacto’ do Dan Brown.
Puts, uma verdadeira aula de como se deve escrever um suspense..
FODÁSTICO.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário